Importância das planilhas no controle financeiro

De   3 janeiro, 2019

Em qualquer setor financeiro, você certamente irá encontrar tarefas que haja a incorporação de planilhas. Pois estas ferramentas tornam o trabalho mais ágil e fácil de ser gerenciado

As planilhas praticamente fazem parte de boa parte da administração das grandes empresas, fornecendo os indicador decisivo para tomada de muitas decisões.

É bom salientar que sem o controle financeiro adequado, tudo tende a ficar impreciso, duvidoso e com falhas. Que podem prejudicar o bom andamento da empresa.

Abaixo você poderá compreender a importância das planilhas no controle financeiro ajudando a melhorar sua gestão.

Importância das planilhas no controle financeiro

Link: https://pixabay.com/pt/estudante-digita%C3%A7%C3%A3o-teclado-texto-849825/

Importância das planilhas no controle financeiro

1 – Acompanhamento fácil de pagamento

Por vezes, os proprietários de pequenas empresas e os novatos do setor financeiro possam achar difícil acompanhar os fluxos de pagamentos. Todavia, as planilhas oferecem uma solução simples para esse problema.

As planilhas são comumente usadas para analisar o montante gasto e a receita. Assim, elas permitem que você organize  o fluxo de entrada e saída de dinheiro, em cada período do ano.

Por exemplo: Você pode separar diferentes tipos de despesas, como aluguel ou seguro, e rastrear exatamente as datas que foram realizados os pagamentos. E para isso, basta uma tabela simples.

2 – Vinculando dados relacionados

Outra importante função das planilhas no controle financeiro, está na possibilidade juntar os dados de diferentes planilhas. Isso é útil para cálculos de fluxo de caixa, por exemplo. Em que você precisa vincular o saldo real do mês corrente, com o saldo do mês passado.

Essa função também funciona bem para orçamentos. Especialmente, se você tiver concluído um orçamento de produção e precisar vincular este ao orçamento principal da empresa.

Desta forma, com os orçamentos vinculados, se o orçamento de produção for alterado, haverá também a atualização automática do orçamento principal.

Link: https://pixabay.com/pt/contabilidade-estat%C3%ADsticas-excel-1928237/

3 – Completude

O uso de uma planilha para preparar uma demonstração financeira garante a integridade dos dados. O objetivo é evitar erros de relato de dados significativos, aos quais os investidores podem recorrer para tomar decisões.

Uma empresa pode criar um modelo com todos os dados financeiros. E assim, utilizar essa planilha para registrar atividades operacionais.

A empresa pode revisar relatórios anteriores para determinar o que funcionou no passado. Também é possível verificar quais medidas do relatório que ajudaram na organização e desempenho  da produção. E assim, replicar os mesmos procedimentos no período atual.

Um gráfico de contas financeiras indica ativos, itens de patrimônio, receitas, despesas e dívidas.

Importância das planilhas no controle financeiro

4 – Precisão

A preparação de relatórios financeiros por meio de planilhas ajuda a resolver uma preocupação constante dos gerentes: Dados incorretos!

Se a liderança de uma empresa toma decisões com base em informações erradas, a empresa poderia perder muito dinheiro. Se tais decisões, baseadas em dados incorretos, continuarem a serem aplicadas por um longo prazo, isso pode certamente resultar na falência da empresa.

Para evitar relatórios financeiros incorretos, as organizações podem criar modelos de controle financeiro e preencher essas planilhas com itens específicos.


Então, gestores simplesmente precisam de números para cada período, tornando o trabalho digno de confiança e muito mais seguro.

Link: https://pixabay.com/pt/adulto-neg%C3%B3cios-empres%C3%A1rio-1260380/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.