Gestão e fiscalização de contratos

De   1 dezembro, 2017

Gestão e fiscalização de contratos

No mundo dos negócios, todos os acordos entre empresas e todos os acordos entre empresa e clientes devem ser validados através de contratos, com isto surge a necessidade da Gestão e fiscalização de contratos para garantir todo o processo.

Todavia, não basta redigir uma página com algumas cláusulas, ambas as partes do acordo assinarem e pronto: é preciso verificar se está tudo dentro das normas. Para isto, é preciso fazer o gerenciamento de contratos (gestão) bem como a fiscalização.

Neste artigo, nós do Planilhas Prontas vamos explicar melhor sobre o conceito de gestão e fiscalização.

Gestão e fiscalização de contratos

O que é a gestão e a fiscalização de contratos?

Podemos definir a gestão e a fiscalização de contratos como todas as técnicas para o controle e a administração de todos os aspectos de uma contratação. Este conjunto de procedimentos inclui a proposta, as cláusulas contratuais, se o contratante compreende e aceita a proposta, até a execução e a entrega do que se foi contratado.

Além disto tudo, também é verificado a garantia do que se foi contratado, os limites contratuais, se as informações são sigilosas e se o sigilo está sendo respeitado etc.

Resumidamente, a gestão e a fiscalização verificam se um contrato está dentro da lei, se contratante e contratado entenderam seus direitos e deveres e se tudo está sendo cumprido.

Por que o gerenciamento de contratos e a fiscalização são importantes?

A gestão e a fiscalização de contratos são de suma importância porque permite verificar diversos fatores, tais como:

  • Se não há uma ou mais cláusulas ambíguas, isto é, se há termos do contrato que acabam passando mais de uma interpretação ou mesmo sejam incompreensíveis;
  • Os termos contratuais estão dentro da lei, se não há violação de alguma legislação vigente;
  • Abusos por parte do contratante, querendo exigir do contratado algo que não foi acordado por ambas as partes.

Como fazer estes vitais procedimentos no processo de uma contratação?

Talvez olhando por cima, você tenha achado que gerenciar e fiscalizar as contratações seja algo muito complicado. Porém, tem  muito mais facilidades do que se parece! Com as ferramentas certas, você verá que não é tão difícil assim “domar essas feras”. Eis algumas boas dicas daquilo que você realmente deve fazer:

  • Na hora da redação do contrato, verificar se o documento está compreensível, fácil de entender, sem textos de múltiplos sentidos;
  • Montar um cronograma, gráfico e/ou relatório com todos os passos dados conforme o que se acordou;
  • Tenha alguma forma de organizar os contratos, seja um método “analógico” como pastas, gavetas e estantes, seja um método “digital”, como um software de gestão.

Gestão e fiscalização de contratos

Concluindo

Neste artigo, você aprendeu um pouco sobre o gerenciamento de contratos e a sua fiscalização, incluindo o conceito, a importância e o procedimento.

Você ainda tem dúvidas? Quer perguntar algo? Ou deseja elogiar, dar uma sugestão? Então compartilhe a sua opinião no espaço de comentários logo abaixo!

Ah, se você precisar de uma planilha para te ajudar a gerir suas contratações, em nosso site Planilhas Prontas você pode baixar gratuitamente um ou mais modelos prontos para o Microsoft Excel, bem como planilhas para outras necessidades que você possa a ter.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.