Importância do controle financeiro pessoal

De   1 dezembro, 2017

Importância do controle financeiro pessoal

Neste mundo predominantemente capitalista em que vivemos, inevitavelmente precisamos lidar com dinheiro em várias esferas de nossa vida – incluindo a esfera pessoal, dai surge a necessidade do controle financeiro pessoal.

Infelizmente, por falta de conhecimento ou de tempo, muitas vezes não conseguimos gerenciar as nossas próprias finanças, e isto pode nos levar a se afundar em dívidas e ter outros problemas, até mesmo de saúde.

Sabendo desta situação importante, nós do Planilhas Prontas iremos te mostrar neste artigo um pouco da arte da administração do controle financeiro pessoal.

Por que devemos ter um controle financeiro pessoal?

Na prática, a resposta a esta pergunta já foi dada logo na introdução deste texto, mas vamos responder novamente: sem ferramentas administrativas de controle pessoal, você não saberá quanto ganha e quanto gasta.

E, sem estas informações financeiras vitais, você poderá comprar sem saber se poderá pagar, terá dificuldades de planejar o futuro e poderá ficar até na inadimplência, dentre outras adversidades monetárias.

Usando algum método de administração financeira, você terá inúmeros benefícios, tais como:

  • Terá o conhecimento pleno e em tempo real de seus ganhos e de suas despesas, podendo acessá-los a qualquer tempo;
  • Poderá planejar metas e objetivos a longo prazo (poderá sonhar outra vez);
  • Não será mais escravo das dívidas, do fiado e das prestações a perder de vista (conquista da liberdade financeira);
  • Dificilmente será pego de surpresa por um imprevisto financeiro;
  • Não viverá mais em função do dinheiro, mas o dinheiro viverá em função de você;
  • Sua qualidade de vida, em geral, será muito melhor (individual, familiar, profissional etc.).

Como montar um controle financeiro pessoal?

Fazer o seu próprio controle pessoal do seu dinheiro não é nenhum bicho de sete cabeças, como pode aparentar ser. Se você não tem noção alguma de onde começar, ou sente extrema dificuldade no gerenciamento monetário, o ideal é você fazer algum curso de finanças.

Existem muitos cursos bons no mercado (inclusive vários gratuitos e vários online), mas um que podemos te recomendar é o “Como chegar ao fim do mês?”, da Universidade da Família. É um curso rápido e prático: em pouco tempo você já estará controlando o seu dinheiro sem dificuldades.

Depois que você adquiriu algum conhecimento (ou se já tinha o básico do mundo das finanças), você precisará da ajuda de poderosas ferramentas administrativas.

Estas “armas” te auxiliarão no “combate” (administração) com o seu dinheiro. Existem muitas ferramentas, como softwares de gestão para computador e smartphone.

Aqui no nosso site Planilhas Prontas, nós oferecemos inteiramente de graça diversas planilhas em Excel configuradas para gerir seus gastos. Na seção “Planilhas financeiras pessoal”, temos diversos modelos prontos para serem baixados conforme a sua necessidade. Fique à vontade para fazer o download do que vier a precisar!

Também disponibilizamos planilhas para outros segmentos, como o ramo empresarial, contábil, de uso geral etc. E como todas as planilhas de nosso site, é tudo gratuito! Baixe agora mesmo sem precisar investir nenhum centavo!

Conclusão.

Neste artigo você entendeu a importância do controle financeiro pessoal, as consequências da falta de administração das finanças, as vantagens do controle pessoal e por onde começar a gerenciar.

Você gostou deste artigo? Gostaria de deixar um elogio, uma sugestão, uma dúvida ou mesmo uma crítica? Então comente a sua opinião no espaço logo abaixo! Os outros leitores agradecerão pelo seu comentário.

5 comentários sobre “Importância do controle financeiro pessoal

  1. Raphaella Dias

    Bom dia,
    Fiz o download de uma planilha com o nome de Controle Financeiro 1.0, não tenho nada para reclamar, ela esta perfeita para o meu objetivo.. Porém vai ser usada para uma empresa, as linhas referentes as despesas estão poucas, não consigo colocar todas as despesas e notei que ela é trancada.. Gostaria de saber se você pode me passar a senha para eu fazer um ajuste?
    Tentei entrar em contato pelo seu e-mail mas não houve retorno.
    Por gentileza, me envie uma resposta no e-mail.

    Obrigada, ótimo trabalho!

  2. Willian Fonseca

    Boa noite, tenho muita dificuldade com meu controle financeiro, tenho acompanhado seu blog e tenho aplicado algumas coisas e venho tendo alguns resultados. Muito obrigado pelas dicas.

  3. Agostinho Alili

    Bom dia, não vejo onde devo baixar a planilha.
    Poderia por gentileza ajudar?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.