Contabilidade é para você?

De   12 Abril, 2017

Contabilidade é para você?

Conheça essa profissão e saiba se ela se adéqua às suas aptidões

Conhecer é a única forma de saber se alguma profissão é adequada às suas vocações. Neste artigo, você conhecerá um pouco mais sobre as atividades e a rotina profissional do contabilista, o profissional da Contabilidade. Saiba o que é este ramo, como e onde aprender, onde é utilizada, quanto ganha e quais as principais características das atividades contábeis.

Planilhas grátis para contabilidade

O que é contabilidade?

A contabilidade é a ciência que estuda e administra o patrimônio das entidades públicas e privadas, tendo elas como objeto. Ela estuda também as variações, mudanças quantitativas e qualitativas, alterações financeiras, entradas e saídas de capital, além de prestar consultoria tributária a estes órgãos ou pessoas.

O profissional que trabalha com a contabilidade é chamado de contabilista, e tem sua atividade profissional regulamentada pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC), que também emite seu registro profissional, com autonomia para fiscalizar, regulamentar e aplicar sanções em caso de eventuais irregularidades na atividade.

Os contadores podem atuar nas áreas jurídica, econômica e administrativa, no que diz respeito ao patrimônio das entidades públicas ou privadas que atendem, zelando pela fidelidade das informações levantadas acerca desta riqueza, rendimentos e débitos, para que o patrimônio possa, portanto, ser gestado da melhor maneira possível.

Contabilidade é para você?

Ramos da contabilidade, saiba se contabilidade é para você.

Dentre as atividades que os contadores podem executar em seu cotidiano profissional, estão as seguintes: auditoria, contabilidade ambiental, agrícola, analítica, aplicada, administrativa, previdenciária, bancária, comercial, industrial, divisional, recursos humanos, seguros, transportes, doméstica, estratégica, financeira, geral, gerencial, gráfica, hospitalar, hoteleira, imobiliária, internacional, mercantil, nacional, orçamentária, rural, superior, teórica e tributária.

A área é bastante plural e consegue compreender toda a diversidade das atividades econômicas realizadas por pessoas e entidades do setor público e privado. Os contabilistas podem trabalhar em escritórios próprios, serem contratados por escritórios de terceiros ou ainda trabalhar dentro das empresas para as quais prestará seus serviços.

Contabilidade é para você? Descubra agora.

Contabilidade é para você?

Onde aprender contabilidade?

O contabilista pode fazer um curso superior de bacharelado em contabilidade, que costuma ter a duração de quatro anos e está presente em uma infinidade de instituições de ensino superior no Brasil e no exterior, públicas ou privadas. Após a formação, ele é submetido ao exame de suficiência do Conselho Federal de Contabilidade e, em caso de aprovação, está livre para atuar dentro do mercado contabilista.

Aptidões necessárias

Os contabilistas costumam ser profissionais extremamente dedicados, atenciosos e detalhistas. Embora a contabilidade não seja uma ciência exata, mas sim uma ciência social aplicada, os contabilistas precisam ter habilidades com números, cálculos e a aplicação destas fórmulas matemáticas a situações reais do cotidiano que possam afetar o que diz respeito ao patrimônio das instituições e pessoas. Além disso, precisam dominar tecnologias como a produção de planilhas e operações matemáticas financeiras.

É importante que o futuro contabilista também tenha paciência e habilidade para solucionar problemas com serenidade, pois se relacionam com os patrimônios de seus clientes, o que pode passar por ganhos ou perdas e, respectivamente, reações pessoais. Embora não seja requisito, um olhar empreendedor também pode ajudar o contabilista a se firmar no mercado e abrir a própria empresa de Contabilidade.

Conheça um ótimo e completo curso online sobre contabilidade >click aqui<

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.